O conceito inicial de Química é a ciência que estuda a composição da matéria, ou seja, a composição da vida.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam a química não estárelacionada apenas a laboratórios, ou produção industrial, na verdade a química esta presente no nosso dia a dia para melhor dizer a nossa volta tudo é química. Para iniciar melhor nosso estudo sobre química geral , você verá aqui alguns conceitos iniciais muito usados na química.
MATÉRIA: è tudo que possui MASSA e ocupa lugar no espaço.
Mas o que é massa?
MASSA: A massa de uma substância ou objeto é uma medida direta da quantidade de matéria da substância ou objeto. Por exemplo: Uma garrafa cheia de chumbo tem uma massa maior do que a mesma garrafa cheia de algodão. Isso significa que a garrafa cheia de chumbo tem mais matéria do que a garrafa cheia de algodão.
SUBSTÂNCIA: é uma composição de apenas um tipo de moléculas ou átomos. A substância pode ser pura ou composta.
- SUBSTÂNCIA PURA: é aquela constituida por apenas um tipo de elemento químico. Exemplo:F2, Mg, O2.
- SUBSTÂNCIA COMPOSTA: é aquela constituída por mais de um elemento químico. Exemplo: H2O, H2SO4.
MISTURAS: é a combinação de duas ou mais substâncias. As misturas podem ser Homogêneas ou Heterogêneas.
- HOMOGÊNAS: são as misturas que apresentam apenas uma fase.
- HETEROGÊNEAS: são as misturas que possuem duas ou mais fases.
FASES:A fase é uma região diferente, na qual as propriedades são as mesmas. Por exemplo: Uma mistura de água e óleo, tem-se duas fases: a fase onde está a água e a fase onde está o óleo. Agora, numa mistura de água e álcool, tem-se apenas uma fase, pois a água e o álcool são miscíveis entre si.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA: A matéria pode existir em três estados: sólido, líquido e gás. O sólido mantém o seu volume e sua forma, independe da forma do recipiente em que ele é colocado. O líquido mantém seu volume, porém adquire a forma do recipiente no qual é colocado. O gás não mantém seu volume e não mantém sua forma, ambos variam conforme o recipiente no qual o gás é colocado. Os gases e líquidos têm a capacidade de fluir, denominada de fluidez, e por isso são chamados de fluídos.
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA:
As transformações da matéria podem ser físicas e químicas.
- As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias. Por exemplo, o chumbo fundido (derretido) continua sendo chumbo. A água gelada, o gelo, continua sendo água, porém no estado sólido. Um pedaço de ferro pode ser retorcido e continua sendo ferro.
- As transformações químicas são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas. Na transformação química as substâncias são destruídas e novas substâncias são formadas. Por exemplo: o ferro exposto à chuva, causa uma transformação química, porque o ferro reage quimicamente com o oxigênio e a água da atmosfera e aparece a ferrugem. Esta ferrugem é uma substância nova que é o óxido de ferro III (óxido férrico). Assim sendo, chamam-se reagentes as substâncias iniciais, neste exemplo, são reagentes o ferro e o oxigênio. E são chamadas de produtos, as novas substâncias formadas, neste caso o produto da reação é o óxido férrico.
Por Raphaela Sales
Estudante de Engenharia Química